
A hérnia discal é um desgaste que ocorre em um “amortecedor” da nossa coluna, onde o líquido que fica localizado na sua parte interna pode extravasar e comprimir os nervos, causando por exemplo a famosa “dor ciática”.
A dor irradiada do nervo pode causar sensação de:
-DORMÊNCIA / FORMIGAMENTO
-ARDÊNCIA / QUEIMAÇÃO
-FALTA DE FORÇA MUSCULAR
O modelo conhecido como Biopsicosocial pode coloborar para o melhor entendimento e como surge essa lesão. É como o indivíduo se comporta com situações de estresse, depressão, ambientes laborais inadequados, sedentarismo e até fatores genéticos. Esse modelo de abordagem vai ajudar no tratamento mais personalizado para cada pessoa e é utilizado por profissionais capacitados.
É cada vez mais comum ouvirmos falar de pessoas jovens sendo acometidas por crises como esta.
É o caso do cantor, Wesley Safadão, que recentemente protagonizou um episódio agudo de hérnia de disco, precisando cancelar sua agenda de shows. Não sabemos quais foram os tratamentos e se essa lesão já havia sido diagnosticada anteriormente. Mas fica claro o tamanho do prejuízo causado pelo o afastamento do artista.
Em 2021, a lombalgia foi a segunda maior causa de licenças e afastamento no trabalho, perdendo somente para o COVID.
E como cuidar?
Em casos agudos o paciente pode precisar de:
- Medicamentos anti-inflamatórios
- Fisioterapia para o controle da dor (terapias manuais e auxílio de equipamentos)
- Acupuntura
- Fisioterapia para reabilitação (exercícios que envolvam devolver a mobilidade do corpo, equilíbrio de resistência muscular e controle motor)
OBS: Em quadros muito agudos em que a coluna “trava”, pode ser necessário o repouso de atividades que envolvam impacto nas articulações ou riscos de piorar o quadro de dor, mas NÃO quer dizer que o paciente precisará ficar na cama até a crise passar. Por isso existem técnicas na fisioterapia que auxiliam nesse controle da dor.
Por existir várias causas, é necessário saber que não existe uma receita de bolo para todos. O ideal é buscar acompanhamento com profissionais especialistas em coluna vertebral para uma avaliação e PREVENÇÃO.
“O custo do cuidado é sempre menos que o custo do reparo.”
Lembre-se: É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã!
Entre em contato conosco para receber mais dicas!
Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp e ligação).
Rua General Aristides Athayde Júnior, 317, Bigorrilho
Balance - Postura & Saúde @balancepostura
www.balancepostura.com
Renata Cysne, Fisioterapeuta.
Crefito: 175724F
Comments