O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE SOBRE ALGUMAS PATOLOGIAS DA COLUNA. SAIBA MAIS SOBRE CADA UMA!❗️



Você tem algo diagnosticado na sua coluna? Gostaria de saber mais a respeito? 👆🏻


Hoje vamos falar de 5 alterações diferentes que acometem nossa coluna vertebral e que tratamos frequentemente na fisioterapia e no pilates. 


Antes de falar delas, vamos falar do Disco vertebral. Ele se localiza entre cada uma das nossas vértebras da coluna. A parte central do disco se chama núcleo e é ela que absorve a pressão e as torções da nossa coluna. A parte externa é chamado de Anel fibroso e é bem elástica, facilitando os movimentos de flexão, extensão e rotação do tronco. 

 

1- DENEGERAÇÃO


É um processo que envolve a degeneração do núcleo, a parte central do disco vertebral. Quando a desidratação do disco está mais avançada, o núcleo perde sua elasticidade e o disco vertebral fica fino, diminuindo o espaço entre as vértebras e deixando a área mais instável. 


2-PROTUSÃO


É a fase anterior a hérnia de disco. Ocorre um desgaste do disco vertebral, causando uma saliência em sua extremidade, semelhante a uma deformidade. Nem toda protrusão pode virar uma hérnia de disco se tratada corretamente. 


3-HÉRNIA


A palavra hérnia que dizer projeção. Quando o disco além de deformado, se rompe, de dentro dele saí o que chamamos de núcleo. Esse extravasamento caracteriza a hérnia discal.


4-DESIDRATAÇÃO


É um processo natural do envelhecimento, pois a quantidade de água no organismo diminui com a idade, o que ocorre a partir dos 30 anos. O uso excessivo da coluna de forma incorreta também pode contribuir para a desidratação. A baixa capacidade do disco de se manter hidratado, diminui a absorção de carga, prejudicando a capacidade de amortecimento.  


5-OSTEOARTROSE


É o envelhecimento da cartilagem do disco que pode ser pela idade, fraqueza muscular, atividades de alto impacto, histórico de lesões e alterações hormonais. Promove a perda de sua elasticidade e poder de absorver cargas. Com o aumento do atrito, podem surgir formações osséas chamadas (bicos de papagaio) e diminuição do espaço entre as vértebras. 



Conhece alguém que precisa dessa informação? Compartilhe com ela!

Lembre-se: É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã!

Entre em contato conosco para receber mais dicas!

Telefone: (41) 9 9138-3040 (Whatsapp e ligação).

Balance - Postura & Saúde

Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.

Renata Cysne, Fisioterapeuta.

Crefito: 175724F



Posts recentes

Ver tudo