A artrose de quadril é um desgaste progressivo da cartilagem que fica na articulação, causando pequenas formações ósseas ou “bicos de papagaio”.
Ela chega a estar presente em 10 a 20% da população acima de 60 anos. É mais comum em mulheres após os 45 anos, mas também se apresenta em homens até os 50 anos.
O seu principal sintoma é a dor contínua localizada na virilha, que pode irradiar para a parte interna da coxa e joelho. A perda de mobilidade, dificuldade de calçar meias, cortar unhas, lavar os pés e rigidez na articulação são os principais acometimentos.
Como consequência e na tentativa de diminuir os sintomas dolorosos, o paciente diminui suas atividades e passa a andar mancando, para evitar sobrecarga na perna com dor. Essas estratégias parecem ajudar no começo, mas contribuem para a piora do quadro, gerando enfraquecimento dos músculos da perna e glúteos, que são muito importantes e protegem a articulação do quadril.
COMO TRATAR?
A abordagem deve ser individualizada para cada paciente, grau e expectativas de atividade. A primeira opção seria o método conservador de medicamentos, fisioterapia e um tratamento de ganho de força nos músculos responsáveis pela estabilização do quadril.
O fortalecimento muscular vai evitar a progressão da artrose, diminuir o atrito e sobrecarga das áreas desgastadas. Tudo na tentativa de devolver o paciente para o seu ambiente de vida, da melhor forma possível.
A realização da cirurgia e colocação de prótese de quadril às vezes é inevitável, mas uma abordagem terapêutica de forma correta vai restaurar a função do quadril e redução de sintomas, devolvendo qualidade de vida e adiando a cirurgia.
Lembre-se: “Cuidar de você não é custo, é investimento!”
Entre em contato conosco para receber mais dicas!
Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp).
Balance Pilates e RPG.
Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.
Renata Cysne, Fisioterapeuta.
Crefito: 175724F
Comments