Compressa quente ou gelada, qual delas usar?🧊🔥



Nem sempre sabemos se a compressa de água quente ou fria é ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.


1- Quando usar a compressa de gelo?


Usar compressa de gelo pode ajudar em diversos casos agudos, quadros recentes, principalmente nos três primeiros dias, como traumas nos membros inferiores, entorses, dores nos joelhos e nos tornozelos. Diminui o fluxo sanguíneo na região afetada, gerando um efeito anestésico no local diminuindo o edema e a inflamação.


2- Quando usar compressa de água quente?


Usar compressa de água quente em casos crônicos que tem mais de três dias, casos de tendinites, tendinopatias e dores musculares. O calor aumenta o fluxo sanguíneo na região, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento muscular.


Embora ambas proporcionem alívio, vale lembrar que é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis, e dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. O ideal e deixar a compressa sobre a região no máximo 20 minutos, enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria.


Curtiu essa informação! Compartilhe com alguém que precisa dela!



Entre em contato conosco para receber mais dicas!

Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp e ligação).

Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.

Balance - Postura & Saúde @balancepostura

www.balancepostura.com

Fabiana P. Pereira, Fisioterapeuta

Crefito: 160959-F