VOCÊ FAZ EXERCÍCIO RÁPIDO? SAIBA COMO A VELOCIDADE PODE INTERFERIR NA PERFORMANCE MUSCULAR


Uma das afirmações do criador Joseph Pilates é através da curva FORÇA x VELOCIDADE. Em exercícios que utilizam pesos livres principalmente, pois quanto maior a velocidade, menor força iremos realizar e o contrário também é real.


Saiba que existe uma diferença entre FORÇA e POTÊNCIA. A primeira pode ser definida como um esforço bruto, a segunda implica na soma da velocidade e coordenação dos movimentos. A potência pode ser trabalhada e é de grande importância na performance muscular, porém, há grandes chances de causar lesões se o peso e a execução não forem controlados.


Um dos princípios do método Pilates é a CONCENTRAÇÃO que melhora a qualidade de movimento, aumenta a consciência corporal e sugere poucas repetições. O que torna o método seguro e educativo para todos.


Um exemplo de exercício é o agachamento, quando realizamos esse movimento ativamos o glúteo e aumentamos a pressão da articulação do joelho (patelofemoral).


Segundo dados científicos, quanto mais lento realizamos o agachamento, menor a compressão no joelho! Se você realiza por diversas vezes o mesmo movimento com carga em excesso, ocorre a fadiga muscular, aumentando as chances de você compensar o movimento dobrando/flexionando a coluna, perdendo a curvatura da lombar e aumentando a probabilidade das lesões.


Por isso a importância de sempre ter um profissional acompanhando seu rendimento e direcionando as melhores adaptações para seus objetivos, pois cada organismo é único e reage de forma diferente.


Lembre-se: É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã!

Entre em contato conosco para receber mais dicas!

Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp).

Balance Pilates e RPG.

Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.

Renata Cysne, Fisioterapeuta.

Crefito: 175724F

#pilates #balance #balancepostura #exercicios #velocidade #força #JosephPilates #concentraçãonoexercicio #fortaalcendoocorpo #alinhamentodacoluna


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo