top of page

VOCÊ CONHECE A CHAMADA SÍNDROME DO PIRIFORME?


Já ouviu falar de um músculo chamado Piriforme? Ele se localiza atrás e até a lateral do quadril.


Por ser um músculo pequeno e profundo, facilmente pode ser “tensionado” causando espasmos musculares que podem irritar ou encarcerar o trajeto do nervo ciático, levando você a sentir dores no glúteo que podem até descer para a perna, o que pode ser facilmente confundido com dores de hérnia de disco lombar.


A literatura relata que essa Síndrome do Piriforme acomete seis vezes mais o sexo feminino em relação ao masculino. Essa patologia pode contribuir para a Lombalgia em 6 a 8% dos casos.


Como prevenir?


Existem maneiras de evitar esses espasmos, como não sentar com a carteira no bolso, exercícios que favoreçam mobilidade do quadril, o uso da bolinha de tênis na área e alongamentos.


COMO DIMINUIR OS SINTOMAS DA SÍNDROME DO PIRIFORME



  • Fique atento ao sentar-se sobre a carteira no bolso da calça, isso pode comprimir e irritar o trajeto do nervo ciático.

  • Usar a bolinha de tênis nos pontos dolorosos do glúteo é uma ótima alternativa para diminuir os sintomas. Procure ficar até 40 segundos em cada ponto doloroso, respirando calmamente.

  • Faça alongamentos com a perna fletida na frente do seu quadril e segure por pelo menos 1 minuto. Você pode adaptar o seu posicionamento na cama, cadeira ou no chão deitado de barriga para cima. Lembrando que a coluna lombar precisar estar bem alinhada. Faça pela manhã ao acordar ou no final do dia.

  • Essas são ótimas alternativas para se fazer também quando estiver viajando. Você pode fazer em qualquer lugar!

Veja abaixo imagens de como realizar alguns exercícios:



Lembre-se: É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã!

Entre em contato conosco para receber mais dicas!

Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp).

Balance Pilates e RPG.

Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.

Renata Cysne, Fisioterapeuta.

Crefito: 175724F

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page