top of page

AFINAL DE CONTAS, O QUE SÃO AS PROTEÍNAS?



Afinal, o que são as proteínas que tanto falamos e fazem parte da alimentação de todo mundo?


Bem, as proteínas são, antes de mais nada, macronutrientes, ou seja, nutrientes que o organismo precisa em grandes quantidades e que auxiliam nosso corpo a obter energia. Dentre os macronutrientes temos as gorduras, os carboidratos e as proteínas, que vamos falar hoje. As proteínas são macromoléculas compostas por aminoácidos e que são fundamentais para o organismo, já que são elas quem fornecem o material necessário para a construção e manutenção de nossos órgãos e tecidos, além de participarem da formação de enzimas, hormônios e até mesmo anticorpos! Pensem nelas como estruturas que irão tanto construir músculos como repará-los.


Podemos dividi-las basicamente em dois tipos:


COMPLETAS – que possuem todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo e geralmente são encontradas em alimentos de origem animal;

INCOMPLETAS - que têm deficiência de um ou mais aminoácidos e são encontradas em alimentos de origem vegetal.


Sobre a quantidade ideal a ser consumida isso varia entre cada pessoa (afinal, individualidade é tudo!), mas, de modo geral, costuma-se indicar entre 0,8 a 1,2g por quilo que a pessoa pesa.

Boas fontes são: ovos, peixe, frango e carnes vermelhas.

Como vimos, as proteínas são fundamentais para a saúde do organismo, por isso, caso sua ingestão de proteína esteja comprometida, não deixe de procurar auxílio nutricional para verificar a necessidade de um suplemento alimentar.


Lembre-se: É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã!

Entre em contato conosco para receber mais dicas!

Telefone: (41) 9-91383040 (Whatsapp).

Balance - Postura & Saúde

Rua Capitão Souza Franco, 881, Lj 1.


Jana Grenteski

Nutricionista


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page